SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número76As políticas amazónicas do Brasil (2019-2022) e a necessidade de uma mudança transformadoraProximidade e competição: a diplomacia das vacinas no espaço atlântico, índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

ASPINWALL, Mark. Estado de direito ambiental e ONG de especialistas na América Latina. Relações Internacionais [online]. 2022, n.76, pp.17-33.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2022.76a02.

Este artigo debruça-se sobre o Estado de direito ambiental na América Latina, no contexto dos problemas de segurança da região atlântica. Considera os esforços para melhorar o Estado de direito ambiental através de pressões externas e reformas institucionais de nível interno, e defende que o papel das ONG de especialistas ambientais, compostas por litigantes, educadores, organiza- dores comunitários e organizações de investigação é pouco valorizado e estudado. Os direitos previstos no Princípio 10, em especial a participação pública em tomadas de decisão em questões ambientais, são uma área importante para a qual estas ONG de especialistas contribuem.

Palavras-chave : Estado de direito ambiental; América Latina; Atlântico; organizações não governamentais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )