SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número76Estado de direito ambiental e ONG de especialistas na América LatinaA promessa de uma sociedade global mais aberta: mito ou realidade nas relações internacionais? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

LECHA, Eduard Soler i  e  AREXOLALEIBA, Marixe Ruiz de Austri. Proximidade e competição: a diplomacia das vacinas no espaço atlântico,. Relações Internacionais [online]. 2022, n.76, pp.35-57.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2022.76a03.

As vacinas foram rapidamente incorporadas na caixa de ferramentas de política externa de potências globais e regionais. Este artigo analisa as estratégias dos produtores e recetores de vacinas no espaço atlântico. Conclui que a covid-19 reforçou tendências anteriores, relativamente à cooperação regional e à competição geopolítica global. Nesse sentido, o espaço atlântico tem funcionado como um laboratório de iniciativas de cooperação assim como de competição entre os países produtores e recetores de vacinas. Embora os interesses materiais tenham contribuído para moldar preferências e estratégias, este artigo sugere que os fatores simbólicos e normativos também ajudaram a configurar a diplomacia das vacinas.

Palavras-chave : geopolítica; vacinas; espaço atlântico; covid-19.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )