SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP2022Migrant life in exceptional pandemic times. A united Europe?Social unrest and (urban) inequalities in the Atlantic region in the COVID-19 era índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Relações Internacionais (R:I)

versión impresa ISSN 1645-9199

Resumen

CARVALHO, Bruno P.; ESTEVES, Mariana  y  PERALTA, Susana. Segurança e desigualdade: o caso português. Relações Internacionais [online]. 2022, n.esp2022, pp.63-91.  Epub 31-Dic-2022. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2022.sia05.

Este artigo analisa a segurança humana em Portugal e a forma como esta interage com a desigualdade. Utilizamos dados representativos de inquéritos para discutir os determinantes individuais de várias dimensões da segurança humana que vão para além da estrita conceção da ausência de ameaças físicas, numa perspetiva multidimensional, abrangendo a segurança ambiental e as condições de vida. Embora Portugal seja um dos países mais seguros do mundo, documentamos que as mulheres, os grupos com baixos rendimentos, os idosos e os jovens sentem-se frequentemente menos seguros. Mostramos, no entanto, que numa perspetiva mais ampla, Portugal tem menos segurança, pois o rendimento, a alimentação, a habitação e a segurança sanitária são, em muitos casos, mais elevados no país do que em muitos outros países da União Europeia.

Palabras clave : segurança humana; desigualdade; Portugal; União Europeia.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )