SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número77A guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Uma visão a partir do flanco oriental da NATOA resposta da União Europeia à Guerra da Ucrânia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

BUKOVSKIS, Karlis. Acabaram-se as simpatias. As relações bálticas com a Rússia depois de 2022. Relações Internacionais [online]. 2023, n.77, pp.25-33.  Epub 31-Mar-2023. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2023.77a03.

A escalada da Rússia na sua guerra contra a Ucrânia, em 2022, foi recebida pela oposição imediata e vigorosa dos Estados Bálticos, após três décadas de esforços fragmentados para atingir o equilíbrio e o desacoplamento económico e político relativamente à Rússia. Este artigo analisa as alterações - relacionadas com a Rússia - que as políticas interna e externa dos Estados Bálticos sofreram em 2022. Aborda a retórica e as ações dos estadistas bálticos no seu crescendo de assertividade e dureza face à Rússia, bem como a forma como a Estónia, a Letónia e a Lituânia estão a ponderar o seu total apoio à Ucrânia e, finalmente, a forma como os próprios bálticos se estão a libertar dos resquícios do soft power russo.

Palavras-chave : Estados Bálticos; Rússia; política externa; Ucrânia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )