SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número77O esfriamento da amizade entre a Ásia Central e a Rússia após a guerra na UcrâniaPolítica nuclear americana durante a guerra na Ucrânia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

SOLLER, Diana. A indesejada guerra do mundo livre. Relações Internacionais [online]. 2023, n.77, pp.73-81.  Epub 31-Mar-2023. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2023.77a08.

Este artigo argumenta que a invasão russa da Ucrânia e a tentativa de Moscovo internacionalizar o conflito implicando os Estados Unidos da América não poderiam ter vindo em pior altura para Washington. No entanto, a Administração Biden identificou esta invasão como uma guerra de transição de poder e um ataque às regras liberais internacionais, tornando a intervenção americana inevitável. Justifica-se o argumento explicando a visão e o papel norte-americanos no sistema internacional, as razões pelas quais a invasão da Ucrânia é uma guerra de transição de poder e como a fragilidade europeia e a importância da aliança transatlântica foram também cruciais para as escolhas da Administração Biden.

Palavras-chave : Estados Unidos da América; Rússia; guerra na Ucrânia; transição de poder.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )