SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue77The undesirable war of the free worldEU-religion relations: proposal for systematizing the phases of relations between European institutions and churches and religious communities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Relações Internacionais (R:I)

Print version ISSN 1645-9199

Abstract

FERREIRA, David Silva. Política nuclear americana durante a guerra na Ucrânia. Relações Internacionais [online]. 2023, n.77, pp.83-91.  Epub Mar 31, 2023. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2023.77a09.

Os Estados Unidos da América e a Rússia, cuja agenda é dominada por questões estratégicas, possuem mais de 90% das armas nucleares do mundo. Esforços para tentar reduzir o seu número e a sua saliência na estratégia nuclear americana têm sido afetados por resistência doméstica e desenvolvimentos na esfera internacional. Atualmente, ao padrão de desrespeito de Moscovo por tratados de controlo de armamento, num contexto de guerra na Ucrânia, e de repetidas ameaças nucleares russas, junta-se a perceção americana de uma expansão massiva das forças nucleares chinesas. Esses acontecimentos servem de ímpeto à modernização nuclear americana e dificultam o diálogo para limitar os dois maiores arsenais nucleares do mundo.

Keywords : armas nucleares; Estados Unidos da América; Rússia; China.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )