SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número78O contributo português nos 20 anos de intervenções internacionais militares no Afeganistão (2001-2021)A invasão do Iraque, vinte anos depois: a ordem internacional em crescente tensão índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

PEREZ, Rafael García  e  CAVICCHIOLI, Manuel Iglesias. Espanha na Cimeira das Lajes: o fim do consenso na política externa. Relações Internacionais [online]. 2023, n.78, pp.17-31.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2023.78a02.

A chamada «Cimeira das Lajes» marca um ponto de viragem de enorme relevância na política externa espanhola. Denunciada pelo conjunto da oposição política como o paroxismo da posição belicista de José María Aznar e reivindicada por ele como o apogeu da sua política externa, a Cimeira das Lajes é o símbolo de um período tremendamente agitado da política espanhola. Este artigo analisa a importância desta cimeira como ponto de viragem de uma mudança muito profunda no modelo de política externa até então implementado. Será também prestada atenção ao significado da cimeira no seu vigésimo aniversário e à forma como marcou, em grande medida, o desenvolvimento da política externa de Espanha, apesar das duas décadas volvidas.

Palavras-chave : José María Aznar; Cimeira das Lajes; política externa espanhola; atlanticismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )