SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número78A invasão do Iraque, vinte anos depois: a ordem internacional em crescente tensãoA securitização do terrorismo nos atentados da França e as medidas excecionais no Governo Hollande índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

MENDES, Cristiano. Fragilidade estatal e terrorismo. Relações Internacionais [online]. 2023, n.78, pp.47-64.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2023.78a04.

O artigo visa saber se há algum tipo de relação entre fragilidade estatal e atividades terroristas. Partindo da hipótese de que estas duas variáveis não possuem relação de causalidade, esta pesquisa comparou os índices de fragilidade estatal do Fragile States Index (do Fundo para a Paz), com o impacto do terrorismo nestes Estados (frágeis), segundo os números do Global Terrorism Index (do Institute for Economics and Peace). Comparando os dados dos últimos dez anos, tanto dos Estados que mais aumentaram sua fragilidade neste período, como dos Estados mais impactados pelo terrorismo, o estudo concluiu que não é possível notar relações de causalidade entre o aumento de fragilidade estatal e o alto impacto de atividades terroristas.

Palavras-chave : fragilidade; Estado; terrorismo; segurança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )