SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número80A política externa da Arábia Saudita, 2015-2022: A era do pós-petróleo que tarda em chegar«Quis saber quem sou» - Lógicas discursivas dominantes na narrativa identitária do Portugal democrático índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

LIMA, Felipe Costa. O gandhismo e a política externa pós-colonial da Índia: Satyagraha numa realidade internacional hostil. Relações Internacionais [online]. 2023, n.80, pp.19-35.  Epub 31-Mar-2024. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2023.80a02.

Ideais e construções práticas baseadas nas conceções de Mahatma Gandhi têm influenciado ativistas em todo o mundo desde a sua campanha bem-sucedida para libertar a Índia do jugo colonial britânico. Entretanto, as ideias gandhianas são menos consideradas no que concerne ao campo das relações internacionais e, mais especificamente, à política externa indiana. Nesse sentido, este artigo busca compreender a influência do gandhismo na política externa pós-independência da Índia. O artigo começa por explicar a teoria de Gandhi e as suas ideias sobre a ordem internacional para, em seguida, analisar o tipo de influência que as ideias de Gandhi tiveram em determinados períodos da história pós-colonial indiana.

Palavras-chave : política externa indiana; gandhismo; nehruvianismo; hinduísmo político.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )