SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número4Os gestores de carteiras têm capacidade de selecção de títulos e de previsão da evolução do mercado? Um estudo empírico para o mercado português índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos

versão impressa ISSN 1645-9911

Resumo

JALALI, Carlos. Nova governação, nova cidadania? Os cidadãos e a política em Portugal. Tékhne [online]. 2005, n.4, pp.29-38. ISSN 1645-9911.

A relação entre os cidadãos e o sistema político tem sido pautada por uma forte degradação da confiança dos cidadãos nos seus agentes políticos - reflexo também dos sentimentos de ineficácia política por parte dos cidadãos no nosso país. Uma solução apontada para esta crescente desconfiança refere a necessidade de conseguir uma melhoria da classe política nacional. Contudo, tal diagnóstico ignora a escolha entre valores que a democracia implica. Este artigo sugere a ‘nova governação’ como podendo responder a este afastamento, na medida em que o conceito de governance reconhece a relação de dependência de poder que existe entre todos aqueles que intervêm na acção colectiva - incluindo os cidadãos, numa cidadania que tem não apenas direitos mas também responsabilidades (Stoker, 1998: 21-22). Tal parece ser particularmente relevante no contexto do crescente esvazimento do Estado e dos seus poderes que se assiste actualmente.

Palavras-chave : Governance; democracia; participação política; estado esvaziado; Portugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )