SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número5-6Auditoria do sector público no contexto da nova gestão públicaAnalysis of health spa customers’ expectations and perceptions: The case of Spanish establishments índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos

versão impressa ISSN 1645-9911

Resumo

SANTOS, J. Freitas  e  RIBEIRO, J. Cadima. An exploratory study of the relationship between counterfeiting and culture. Tékhne [online]. 2006, n.5-6, pp.227-243. ISSN 1645-9911.

A contrafacção internacional afecta negativamente produtores, consumidores e as economias nacionais. Nos últimos anos, algumas tentativas têm sido empreendidas por organizações internacionais (União Europeia, Organização Mundial do Comércio) para resolver este problema complexo. Embora alguns sucessos tenham sido obtidos, o número de apreensões na fronteira externa da União Europeia de mercadoria contrafaccionada não tem parado de crescer. Este estudo analisa a influência das variáveis culturais de Hofstede (distância ao poder, individualismo, masculinidade e aversão à incerteza) na atracção de mercadoria contrafaccionada para os países da União Europeia. O perfil de um país receptor de contrafacção caracteriza-se pela baixa distância ao poder.

Palavras-chave : Contrafacção; Cultura; Hofstede; União Europeia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )