Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos
versão impressa ISSN 1645-9911
Resumo
SANTOS, J. Freitas e RIBEIRO, J. Cadima. An exploratory study of the relationship between counterfeiting and culture. Tékhne [online]. 2006, n.5-6, pp.227-243. ISSN 1645-9911.
A contrafacção internacional afecta negativamente produtores, consumidores e as economias nacionais. Nos últimos anos, algumas tentativas têm sido empreendidas por organizações internacionais (União Europeia, Organização Mundial do Comércio) para resolver este problema complexo. Embora alguns sucessos tenham sido obtidos, o número de apreensões na fronteira externa da União Europeia de mercadoria contrafaccionada não tem parado de crescer. Este estudo analisa a influência das variáveis culturais de Hofstede (distância ao poder, individualismo, masculinidade e aversão à incerteza) na atracção de mercadoria contrafaccionada para os países da União Europeia. O perfil de um país receptor de contrafacção caracteriza-se pela baixa distância ao poder.
Palavras-chave : Contrafacção; Cultura; Hofstede; União Europeia.