SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número5-6O princípio da igualdade de tratamento e a discriminação positiva índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos

versão impressa ISSN 1645-9911

Resumo

GONCALVES, Soraia M.. O declínio do Estado-nação: Globalização, integração europeia e reafirmação dos movimentos de identificação cultural sub-estatais. Tékhne [online]. 2006, n.5-6, pp.281-296. ISSN 1645-9911.

As civilizações tradicionais e nações europeias estão sob a pressão crescente de vários processos globais. Entre estas forças de globalização destacam-se a globalização económica e a integração regional na Europa. Contemporaneamente, a ideia de Estado deixa de estar associada à soberania total ou territorialidade exclusiva dado que as fronteiras são agora permeáveis, tanto económica como culturalmente. Contudo, ainda que em crise, o Estado-nação continua a ser o principal actor na senda das relações internacionais. Neste artigo pretende-se analisar as principais vertentes associadas às causas mais apontadas como responsáveis pelo declínio do Estado-nação: a globalização e a integração europeia. Faz ainda uma breve referência à reafirmação dos movimentos culturais sub-estatais, que subsiste com as suas particularidades e remando contra uma dinâmica globalizadora.

Palavras-chave : Declínio do Estado-nação; globalização; integração europeia; identidade cultural; Estado transnacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )