SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número7Divulgação de informação sobre operações com instrumentos derivados: evidência empírica no mercado de capitais português índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos

versão impressa ISSN 1645-9911

Resumo

PEREIRA, José Manuel; DOMINGUEZ, Miguel Á. Crespo  e  OCEJO, José L. Sáez. Modelos de previsão do fracasso empresarial: aspectos a considerar . Tékhne [online]. 2007, n.7, pp.111-148. ISSN 1645-9911.

A previsão do fracasso empresarial é um tema que interessa cada vez mais aos diversos agentes económicos, em particular aos investidores, credores, entidades financeiras, mas também aos governos. Desde o trabalho pioneiro de Beaver (1966) diferentes métodos têm sido utilizados: análise discriminante, logit, probit, redes neuronais, indução de regras e árvores de decisão, algoritmos genéticos, conjuntos aproximados, entre outros modelos. O nosso objectivo é efectuar uma comparação dos métodos que têm sido mais utilizados, analisando as principais vantagens e inconvenientes bem como a sua aplicabilidade para os potenciais utilizadores. Concluímos que a capacidade predictiva dos modelos é em geral similar e que a maioria dos investigadores utilizou a análise discriminante ou o logit. Em geral, e para um utilizador comum, os modelos baseados em redes neuronais revelam-se difíceis de aplicar.

Palavras-chave : Fracasso Empresarial; Análise Discriminante; Logit; Probit; Redes Neuronais; Árvores de Decisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )