SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número8Dinâmica simbólica e ferradura de SmalePara uma tipologia socio-económica da área metropolitana do Porto: uma análise estatística multivariada índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos

versão impressa ISSN 1645-9911

Resumo

RIBEIRO, Alexandrino Manuel. Certificação da qualidade e desempenho empresarial: uma análise por quantis. Tékhne [online]. 2007, n.8, pp.201-214. ISSN 1645-9911.

Com este artigo pretende-se analisar o efeito da certificação da qualidade, assim como de um conjunto de outras variáveis, específicas à empresa e ao sector de actividade, no desempenho das empresas portuguesas, tendo em consideração os diferentes níveis de desempenho apresentados pelas empresas. Os resultados obtidos sugerem uma sensibilidade dos mesmos à regressão por quantis. Salienta-se o facto de, nos sectores de actividade que apresentam um número elevado de empresas com certificação da qualidade, o efeito da antiguidade do certificado no desempenho da empresa ser significativamente positivo apenas nas empresas com níveis de desempenho mais reduzido. Por outro lado, nestes sectores de actividade, as características sectoriais apresentam um efeito significativo no desempenho empresarial, fundamentalmente, nas empresas com níveis de desempenho mais elevado.

Palavras-chave : Certificação da Qualidade; Desempenho Empresarial; Regressão por Quantis; ISO 9000.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )