SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número9Adopção de Plataformas de e-Learning nas Instituições de Ensino Superior - modelo do processoAspects for Information Systems Implementation: challenges and impacts. A higher education institution experience índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos

versión impresa ISSN 1645-9911

Resumen

MORAIS, Nídia Salomé  y  CABRITA, Isabel. Tékhne [online]. 2008, n.9, pp.194-224. ISSN 1645-9911.

Os ambientes virtuais de aprendizagem poderão constituir-se como soluções bastante interessantes, capazes de complementar o ensino presencial e de favorecer uma participação mais activa e autónoma do aluno durante o processo de aprendizagem, consonante com o espírito de Bolonha. Neste contexto, desenvolveu-se um estudo com o intuito de se avaliar o impacto de um ambiente virtual, complementar de sessões presenciais, no desenvolvimento de competências transversais e específicas num grupo de alunos do ensino superior. Os resultados obtidos permitem concluir positivamente sobre a adopção de ambientes virtuais, sobretudo pelas vantagens identificadas a nível da interacção, bem como a nível do acesso a conteúdos e serviços.

Palabras clave : ambientes virtuais de aprendizagem; e-Learning; b-Learning; aprendizagem colaborativa; comunicação; interacção.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )