Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos
versão impressa ISSN 1645-9911
Resumo
LEMOS, Kátia Matos; RODRIGUES, Lúcia Lima e ARIZA, Lázaro Rodríguez. Determinantes do nível de divulgação de informação sobre instrumentos derivados. Evidência empírica no mercado de capitais português.. Tékhne [online]. 2009, n.12, pp.145-175. ISSN 1645-9911.
Este estudo analisa os factores determinantes do nível de divulgação de informação sobre instrumentos derivados por parte das empresas portuguesas. Foi utilizado um índice de divulgação de informação, construído com base na normalização contabilística existente, e analisados os Relatórios & Contas Consolidados, relativos ao exercício económico de 2004, de todas as empresas cotadas na Euronext Lisbon à data de 31 de Dezembro de 2004. Para além de testarmos as hipóteses formuladas através de uma análise univariada, construiu-se também um modelo de regressão linear múltipla tendo como variável dependente o índice de divulgação e, como variáveis independentes, determinadas características das empresas estudadas (tais como o tamanho, a qualidade do auditor externo, a existência de planos sobre acções, entre outras). Pela análise multivariada concluiu-se que o único factor determinante do nível de divulgação de informação sobre instrumentos derivados é o tamanho da empresa. A análise univariada revelou que a qualidade do auditor externo, o nível de endividamento, a existência de planos sobre acções e o sector de actividade também constituem factores explicativos do nível de divulgação.
Palavras-chave : Instrumentos derivados; índice de divulgação; determinantes do nível de divulgação.