14Promotion of Destinations of Excellence: Reevaluation of a Medieval Tourist Route - Guidone’s Itinerary (1119 a.d.) 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos

 ISSN 1645-9911

ALMEIDA, António Manuel Martins de. From island mass tourism to rural tourism In Madeira: Is there a place for a re-definition of islands’ image?. []. , 14, pp.97-110. ISSN 1645-9911.

Existe amplo consenso que a manutenção da capacidade competitiva de destinos turísticos maduros assenta no desenvolvimento de nichos de mercado alternativos como no caso do turismo rural Outros mercados alternativos, como o eco-turismo e o segmento do turismo rural também têm sido objecto de atenção por parte dos gestores destes destinos turísticos. O turismo rural é um nicho de mercado, recente mas em crescimento, com crescente importância em áreas periféricas com história no turismo de massa ou oferecendo produtos turísticos standard.  Devido à relativa ´juventude´  do sector na Madeira, esta comunicação visa providenciar um melhor entendimento da imagem percepcionada do sector, baseado numa amostra de 150 turistas. Análise estatística multivariada é aplicada para construir a imagem do sector, com base na avaliação de uma série de itens como é usual neste tipo de estudos. Este estudo proporciona a oportunidade de preencher um vazio na literatura devido à identificação dos factores condicionantes da imagem, para além de incluir uma série de recomendações em termos de gestão do destino.

: Meio ambiente; Tutela ambiental; Direitos fundamentais; Sociedade do risco; Princípio da prevenção; Desenvolvimento sustentável.

        ·     ·     · ( pdf )