SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1O desenvolvimento da proficiência motora em crianças ciganas e não ciganas: um estudo comparativoIndicadores cronológico, morfológico e funcional e os estágios da maturidade em escolares do Nordeste do Brasil: um estudo comparativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Motricidade

versión impresa ISSN 1646-107X

Resumen

VASCONCELOS-RAPOSO, José et al. Caracterização dos niveis de ansiedade em praticantes de atletismo:  Níveis de Ansiedade no Atletismo . Motri. [online]. 2007, vol.3, n.1, pp.298-314. ISSN 1646-107X.

Com este estudo pretendemos caracterizar os níveis de ansiedade dos lançadores e saltadores iniciados e juvenis portugueses. A amostra foi constituída por 147 atletas (89 masculinos e 58 femininos). Foram subdivididos em grupos de acordo com as variáveis independentes a serem testadas, nomeadamente: escalão (61 iniciados e 86 juvenis), especialidade (78 saltos e 69 lançamentos), top ten (17 masculinos e 26 femininos). Para os propósitos do estudo utilizámos o Questionário de Auto-avaliação (CSAI-2) e o ICPC. Os procedimentos estatísticos foram: cálculos de frequências e o coeficiente de correlação Produto - momento de Pearson. No geral, os resultados tendem confirmar os encontrados nos estudos de referência e sugerem que o ICPC, se utilizado de forma sistemática, é bom instrumento para os treinadores aprofundarem os seus conhecimentos sobre os atletas.

Palabras clave : ansiedade; comportamentos pré-competitivos; CSAI-2 e Inventário de Comportamentos Pré-competitivos (ICPC).

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons