SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue3Influence of motivational orientation in sports behaviour / attitude in Physical Education classesPsychological profile of paralympics athletes in Athens 2004 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Motricidade

Print version ISSN 1646-107X

Abstract

FERNANDES, H. M.; BOMBAS, C.; LAZARO, J.P.  and  VASCONCELOS-RAPOSO, J.. Perfil psicológico e sua importância no rendimento em vela. Motri. [online]. 2007, vol.3, n.3, pp.24-32. ISSN 1646-107X.

Os principais estudos realizados no contexto da Vela ligeira têm-se centrado em parâmetros fisiológicos e no processo de tomada de decisão. O presente estudo tem como objectivos, identificar os principais factores psicológicos evidenciados pelos velejadores e determinar quais aqueles que permitem predizer o rendimento em Vela. Para tal, 43 jovens velejadores (32 rapazes e 11 raparigas) com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos de idade (M=12.86, SD=1.39) preencheram o Perfil Psicológico de Prestação. Os procedimentos estatísticos utilizados foram o teste t de Student, e a regressão linear múltipla. Os factores mais evidenciados pelos velejadores foram a motivação e a autoconfiança. Contudo, revela-se como essencial o controlo do negativismo, na medida em que foi a única variável que distinguiu os melhores velejadores (top-10) dos restantes e foi o factor com menor valor médio. As únicas variáveis psicológicas que permitiram definir o rendimento em Vela ligeira, foram a visualização e a motivação, evidenciando-se a importância destas variáveis na diminuição de erros, definição espacial do campo de regatas, controlo atencional e melhoria auto-referenciada.

Keywords : perfil psicológico; Vela; negatividade; controlo atencional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License