SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue4The Pilates® method and the located muscular resistance in adult women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Motricidade

Print version ISSN 1646-107X

Abstract

CANOSSA, Sofia et al. Ensino multidisciplinar em natação: reflexão metodológica e proposta de lista de verificação. Motri. [online]. 2007, vol.3, n.4, pp.82-99. ISSN 1646-107X.

O presente estudo discute a necessidade de se repensar a abordagem tradicional do ensino da Natação. A Natação, como disciplina desportiva, é uma actividade multidisciplinar, a qual pode ser extremamente rica ao nível da experimentação motora e variação de práticas desportivas aquáticas. É neste contexto que se confronta a realidade actual do ensino da Natação com uma realidade mais desejada, de âmbito multidisciplinar. Na sequência da análise efectuada, enfatizou-se, sobretudo, a orientação e adequação dos conteúdos de ensino da Natação para crianças e jovens, população específica nas suas características e necessidades de desenvolvimento. No sentido de se atender a este grupo especifico, após se ter salientado a pertinência da multidisciplinaridade, efectua-se uma proposta de abordagem de habilidades motoras aquáticas básicas envolvendo a natação pura, o pólo aquático, a natação sincronizada e os saltos para a água, considerando a fase de ensino inicial da Natação - a Adaptação ao Meio. Esta proposta visa divulgar a implementação do ensino multidisciplinar da Natação, o qual se considera ser cada vez mais urgente, particularmente pela pouca expressão que as modalidades aquáticas tradicionalmente consideradas como satélites da Natação - pólo aquático, natação sincronizada e saltos para a água - têm tido no contexto desportivo nacional.

Keywords : Natação; Ensino; Multidisciplinar; Adaptação ao Meio Aquático.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License