SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue3Precision of 1-RM prediction equations in non-competitive subjects performing strength trainingPsychological stress in high level sailors during competition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Motricidade

Print version ISSN 1646-107X

Abstract

BOTH, J. et al. Condições de vida do trabalhador docente: Associação entre estilo de vida e qualidade de vida no trabalho de professores de Educação Física. Motri. [online]. 2010, vol.6, n.3, pp.39-51. ISSN 1646-107X.

O objetivo deste estudo foi de identificar o nível de correlação entre qualidade de vida no trabalho (QVT) e estilo de vida (EV) dos professores de Educação Física. A amostra de 1645 professores foi selecionada por meio de três estágios. O primeiro estratificou a região sul do Brasil conforme as unidades da federação, o segundo dividiu cada estado em mesoregiões e o terceiro considerou os Núcleos Regionais de Ensino como conglomerados. Na coleta de dados foram utilizados questionários que avaliaram a QVT e o EV. O teste Qui-quadrado para grupo único foi empregado para constatar discrepâncias de opiniões e comportamentos, e o teste de Spearman para avaliar o nível de correlações entre as variáveis investigadas, com um nível de significância de 5%. Os resultados evidenciaram que os professores estão insatisfeitos com os salários, as condições de trabalho, a integração social e o tempo dedicado ao lazer, bem como possuem comportamentos negativos na alimentação, controle do estresse e atividade física. As evidências encontradas sobre o nível de associação entre os construtos dos parâmetros individual e sócio-ambiental das condições de vida do trabalhador docente em Educação Física foram consideradas insuficientes para indicar relação entre a QVT e o EV.

Keywords : condições de vida; qualidade de vida no trabalho; estilo de vida; trabalho docente; educação física.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License