SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue3Worker's life conditions in the teaching profession: Association between lifestyle and quality of life at work among physical education teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Motricidade

Print version ISSN 1646-107X

Abstract

SEGATO, L. et al. Estresse psicológico de velejadores de alto nível esportivo em competição. Motri. [online]. 2010, vol.6, n.3, pp.53-62. ISSN 1646-107X.

Elevados níveis de estresse podem comprometer o desempenho esportivo de velejadores à medida que interferem em fatores como atenção, concentração e tomada de decisão. O objetivo da pesquisa foi investigar o estresse psicológico de velejadores em competição. Participaram do estudo 31 velejadores de alto nível, por meio de voluntariado. Estes atletas responderam a Escala de Estresse Percebido (Cohen & Williamson, 1988) e questões específicas acerca do autocontrole do estresse, fontes e estratégias de controle do estresse. Utilizou-se de estatística descritiva e inferencial (teste t e correlação de Pearson). Os velejadores apresentaram níveis baixos a moderados (M = 20.00; DP = 6.83) de estresse, oriundos de fontes intrínsecas ao contexto competitivo (problemas com o barco, desorganização da equipe) e extrínsecas (estudo, conciliar o trabalho com a vela, problemas familiares e financeiros). Os atletas referem possuir bom controle do estresse utilizando estratégias cognitivas (isolar-se) e somáticas (escutar música, descansar/dormir, conversar com os amigos) em competição. Concluiu-se ser importante que velejadores consigam controlar e administrar elevados níveis de estresse psicológico, sabendo lidar com situações instáveis e imprevisíveis advindas da modalidade.

Keywords : estresse; psicologia do esporte; vela.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License