Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Motricidade
versão impressa ISSN 1646-107X
Resumo
MEDINA-PAPST, J.; CANDIDO, C.R.C.; XAVIER FILHO, E. e MARQUES, I.. O efeito de uma estratégia de atenção na aprendizagem do salto em distância. Motri. [online]. 2010, vol.6, n.4, pp.3-11. ISSN 1646-107X.
O objetivo desse estudo foi verificar o efeito de uma estratégia de atenção na aprendizagem do salto em distância. A amostra foi constituída por 55 escolares, com idade de 11 a 12 anos. Foram conduzidas quatro avaliações: pré-teste, pós-teste 1, pós-teste 2 e retenção. Após o pós-teste 1 as crianças foram divididas em grupo com dicas (GCD), que recebeu a informação visual (alvo fixado na parede) e sem dicas de aprendizagem (GSC), que não recebeu essa informação. Para verificar o efeito da prática com o uso das dicas aplicou-se os testes Anova two-way e o post hoc de Tukey (HSD) (p < .05). Os resultados demonstraram uma melhora significativa no desempenho para ambos os grupos, no entanto, não foi identificado o efeito da dica de aprendizagem no salto em distância. Conclui-se, portanto, que, embora tenha havido melhora no desempenho, o uso dessa dica de aprendizagem não foi específica o suficiente a fim de direcionar a atenção das crianças ou o tempo de prática foi insuficiente para que essa informação se tornasse relevante.
Palavras-chave : aprendizagem motora; atenção seletiva; dicas de aprendizagem; salto em distância.