SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Muscle dysmorphia: A quest for the hyper muscular bodyPhotogrammetry: Reliability and lack of objectivity in posture evaluation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Motricidade

Print version ISSN 1646-107X

Abstract

CARVALHO, S.F. et al. Transmissão de ideias sobre o corpo humano pelo professor de Educação Física escolar e reações percebidas nos alunos. Motri. [online]. 2012, vol.8, n.1, pp.67-77. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.8(1).242.

O presente estudo investiga as ideias de corpo humano que são transmitidas e percebidas por professores de Educação Física (EF), em aulas do Ensino Fundamental, em escolas da região sul da cidade de São Paulo. Para isso, 15 professores responderam, por escrito, às seguintes questões: Que ideias sobre o corpo humano transmite nas suas aulas de EF? Você percebe reações de seus alunos a essas ideias? Os resultados obtidos por meio da análise de conteúdo das respostas revelaram que os professores, quando transmitem ideias de corpo restritas à dimensão física, percebem que as reações de seus alunos se direcionam para aspetos concretos do corpo e para aspetos relacionados ao comportamento dos organismos; quando transmitem ideias de corpo num enfoque na sua dimensão social, percebem que seus alunos demonstram autonomia em termos de aspetos socioculturais e, finalmente, quando transmitem ideias de corpo com um foco psicológico, percebem que seus alunos relacionam as atividades físicas aos aspetos cognitivos. De entre os professores pesquisados, apenas um transmite aos seus alunos ideias de corpo humano por meio dos saberes físico, social e psíquico inter-relacionados.

Keywords : corpo humano; educação física escolar; intervenção pedagógica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License