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Motricidade

versão impressa ISSN 1646-107X

Resumo

SOARES, F.A.; SILVA, T.R.; GOMES, D.P.  e  PEREIRA, E.T.. A contribuição da estimulação psicomotora para o processo de independência do deficiente visual. Motri. [online]. 2012, vol.8, n.4, pp.16-25. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.8(4).1550.

O presente estudo objetivou elaborar e aplicar um programa de estimulação psicomotora baseado no processo de orientação e mobilidade do deficiente visual. Este tipo de comprometimento influencia diretamente o desenvolvimento psicomotor do indivíduo e condiciona a autonomia e independência do mesmo. O programa foi aplicado no Laboratório de Estimulação Psicomotora da Universidade Federal de Viçosa, com o embasamento teórico da Psicomotricidade. O indivíduo estudado possuia um diagnóstico médico de grave problema visual desde a infância e optou-se pelo estudo de caso intrínseco, para observar e avaliar melhor dificuldades encontradas, mediante a técnica da observação sistematizada e entrevista informal com os pais. Pôde-se perceber evoluções no deficiente visual estudado, no que tange ao equilíbrio, noção espacial e esquema corporal e também na disposição em realizar atividades da vida diária, o que interferiu diretamente na sua locomoção. Concluiu-se que o processo de orientação e mobilidade é primordial no trabalho de independência do deficiente visual e que este necessita de um estímulo ao desenvolvimento psicomotor desde o início da sua vida, visto os atrasos que poderão surgir durante o seu crescimento e maturação, devido a possíveis dificuldades com o meio interno e externo gerados pelo comprometimento citado. Torna-se importante a aplicação de novos estudos com amostras maiores que se utilizem também abordagens qualitativas.

Palavras-chave : deficiência visual; estimulação psicomotora; orientação; mobilidade.

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