SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número4Análise das metodologias de avaliação da empregabilidade dos Graduados em Desporto de PortugalPico da carreira desportiva em nadadores de nível mundial: análise das idades dos participantes nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Motricidade

versão impressa ISSN 1646-107X

Resumo

JANUARIO, N. et al. Motivação para a Prática Desportiva nos Alunos do Ensino Básico e Secundário: Influência do Género, Idade e Nível de Escolaridade. Motri. [online]. 2012, vol.8, n.4, pp.38-51. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.8(4).1551.

O presente estudo investigou a relação entre os motivos para a prática desportiva e as características dos alunos como o género, idade e nível de escolaridade. A amostra foi constituída por 1016 alunos da área da Grande Lisboa (577 do género masculino e 439 do feminino, com idades entre os 10 e os 20 anos). Os dados foram obtidos através da aplicação do QMAD (Frias & Serpa, 1991). Na análise dos dados, foi realizada uma análise fatorial de componentes principais que revelou seis fatores. Foram utilizadas estatísticas descritivas e os testes comparativos Anova e Bonferroni. As motivações mais valorizadas para a prática desportiva foram Aprendizagem Técnica/Fitness e Trabalho de Equipa e a menos valorizada foi o Estatuto. A comparação em função do género e dos níveis de ensino dos alunos revelou diferenças significativas. Identificaram-se associações estatisticamente significativas entre alguns fatores motivacionais e a idade dos alunos.

Palavras-chave : motivação; prática desportiva; género; idade; nível de escolaridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons