SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Assessment of cardiovascular autonomic function in patients with spinal cord injury submitted to heart rate variabilityThe effect of distance increase on basketball shot performed by children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Motricidade

Print version ISSN 1646-107X

Abstract

SANTOS, A.M.; NETO, F.R.  and  PIMENTA, R.A.. Avaliação das habilidades motoras de crianças participantes de projetos sociais/esportivos. Motri. [online]. 2013, vol.9, n.2, pp.51-61. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.9(2).2667.

Além do processo evolutivo biológico, estudos têm demonstrado que fatores ambientais e sociais podem influenciar o desenvolvimento motor. O objetivo do estudo foi avaliar as habilidades motoras de escolares participantes dos projetos sociais educacionais, projetos esportivos e de não participantes em atividades estruturadas extraclasse na cidade de Florianópolis - SC - Brasil. Foram avaliadas 136 crianças de 8 a 9 anos, de ambos os sexos, de 40 escolas públicas. Foi utilizado para coleta dos dados a Escala de Desenvolvimento Motor e uma entrevista estruturada referente às atividades realizadas pela criança no período em que não estão na escola. Utilizou-se a estatística descritiva, ANOVA e o teste de Tukey como Post-hoc para análise dos dados, com nível de significância p < .05. Os resultados evidenciaram padrões de desenvolvimento motor mais elevados em crianças participantes de projetos com caráter esportivo e padrões expressivos de baixa coordenação nas crianças que não participam de projetos ou atividades estruturadas fora da escola.

Keywords : habilidade motora; projetos sociais; prática esportiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License