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Motricidade
versão impressa ISSN 1646-107X
Resumo
CARDEAL, C.M.; PEREIRA, L.A.; SILVA, P.F. e FRANCA, N.M.. Efeito de um programa escolar de estimulação motora sobre desempenho da função executiva e atenção em crianças. Motri. [online]. 2013, vol.9, n.3, pp.44-56. ISSN 1646-107X. https://doi.org/10.6063/motricidade.9(3).762.
A influência da atividade física escolar no desenvolvimento da função executiva infantil ainda não é consenso entre os estudos já realizados, portanto esse estudo tem como objetivo verificar o efeito da estimulação motora, nas respostas da função cognitiva de crianças na faixa etária de 6 a 10 anos, de escolas públicas do Distrito Federal, Brasil. Foram formados 2 grupos controle (n = 40) e experimental (n = 40), avaliados antes e depois da intervenção, as variáveis analisadas: motricidade, função executiva, tempo de reação e atenção seletiva. A intervenção ocorreu durante 7 meses com aulas de educação física escolar. Os resultados demonstraram que ocorreu uma diferença significativa entre os grupos nos testes de função executiva [F(1, 118) = 13.768; p = .001], tempo de reação [F(1, 118)= 18.352; p = .001] e atenção seletiva [F(1, 64)= 14.531; p = .001]. Desse modo, foi observado que, o grupo que sofreu intervenção melhorou não somente o aspecto motor, mas também melhorou de forma significativa o desempenho das funções cognitivas testadas.
Palavras-chave : função executiva; desenvolvimento infantil; escolares; educação física.