SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Effect of school-based motor stimulation intervention on executive function and attention performance in childrenElectromyographic activity of scapular stabilizers muscles during push up exercise variations in subjects with and without shoulder impingement syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Motricidade

Print version ISSN 1646-107X

Abstract

SOUZA, T.O.; SANTOS, J.J.; TORRIANI-PASIN, C.  and  CORREA, U.C.. O efeito da interferência contextual na aquisição de habilidades motoras e as dificuldades funcional e nominal da tarefa. Motri. [online]. 2013, vol.9, n.3, pp.57-69. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.9(3).763.

O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da interferência contextual na aquisição de habilidades motoras em função das dificuldades funcional e nominal da tarefa. Participaram do estudo indivíduos adultos de ambos os sexos (N = 160) com média de idade de 21.3 (± 3.3) anos. O delineamento contou com 8 grupos envolvendo indivíduos experientes e inexperientes (dificuldade funcional) que praticaram uma tarefa simples ou complexa (dificuldade nominal) de timing coincidente, em regime aleatório ou por blocos. As medidas de desempenho foram os erros absoluto, variável e constante. Os resultados não mostraram diferenças entre os grupos de prática aleatória e por blocos em nenhuma das condições de dificuldade. Sendo assim, concluiu-se que o efeito da interferência contextual não foi dependente das dificuldades funcional e nominal da tarefa.

Keywords : efeito da interferência contextual; dificuldade funcional; dificuldade nominal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License