SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Efeito de um programa escolar de estimulação motora sobre desempenho da função executiva e atenção em criançasAtividade eletromiográfica dos músculos estabilizadores da escápula durante variações do exercício push up em indivíduos com e sem síndrome do impacto do ombro índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Motricidade

versão impressa ISSN 1646-107X

Resumo

SOUZA, T.O.; SANTOS, J.J.; TORRIANI-PASIN, C.  e  CORREA, U.C.. O efeito da interferência contextual na aquisição de habilidades motoras e as dificuldades funcional e nominal da tarefa. Motri. [online]. 2013, vol.9, n.3, pp.57-69. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.9(3).763.

O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da interferência contextual na aquisição de habilidades motoras em função das dificuldades funcional e nominal da tarefa. Participaram do estudo indivíduos adultos de ambos os sexos (N = 160) com média de idade de 21.3 (± 3.3) anos. O delineamento contou com 8 grupos envolvendo indivíduos experientes e inexperientes (dificuldade funcional) que praticaram uma tarefa simples ou complexa (dificuldade nominal) de timing coincidente, em regime aleatório ou por blocos. As medidas de desempenho foram os erros absoluto, variável e constante. Os resultados não mostraram diferenças entre os grupos de prática aleatória e por blocos em nenhuma das condições de dificuldade. Sendo assim, concluiu-se que o efeito da interferência contextual não foi dependente das dificuldades funcional e nominal da tarefa.

Palavras-chave : efeito da interferência contextual; dificuldade funcional; dificuldade nominal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons