SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número4Diferenças na ativação muscular entre a realização de flexões com apoio fixo e com um sistema de suspensão unilateral em forma de V em diferentes alturasAnálise da composição corporal de atletas da elite do futebol brasileiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Motricidade

versión impresa ISSN 1646-107X

Resumen

MONTEIRO, Diogo; MOUTAO, João; BAPTISTA, Pedro  y  CID, Luís. Clima motivacional, regulação da motivação e perceção de esforço dos atletas no futebol. Motri. [online]. 2014, vol.10, n.4, pp.94-104. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.10(4).3453.

O objetivo deste estudo foi testar a integração de dois modelos teóricos motivacionais (teoria da autodeterminação e teoria dos objetivos de realização), com o intuito de analisar o impacto do clima motivacional na regulação da motivação e na perceção de esforço. Participaram neste estudo 460 atletas, todos jogadores de futebol do género masculino, do nível distrital e nacional, das categorias de iniciados, juvenis, juniores e seniores, com uma média de idades de 17.42 ± 4.37 anos. A qualidade do modelo de equações estruturais foi examinada através do valor de qui-quadrado, e de alguns índices complementares de ajustamento. Os resultados suportam a adequação do modelo (S-B?²= 288.84, df= 147, p< 0.001, S-B?²/df= 1.96, SRMR= 0.049, NNFI= 0.912, CFI= 0.924, RMSEA= 0.046, 90%IC RMSEA= 0.038-0.054), evidenciando que um clima motivacional orientado para a tarefa tem um efeito positivo significativo sobre a motivação autónoma, que por sua vez tem um efeito positivo significativo sobre a perceção do esforço dos atletas. Por outro lado, um clima motivacional orientado para o ego teve um efeito positivo sobre a motivação controlada, que por sua vez teve um efeito negativo sobre a perceção de esforço, embora não seja significativo.

Palabras clave : teoria da autodeterminação; teoria dos objetivos de realização; motivação; perceção de esforço; desporto.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons