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Motricidade
versión impresa ISSN 1646-107X
Resumen
TSITSKARI, Efi; VERNADAKIS, Nickos; FORIDOU, Andromahi y BEBETSOS, Evaggelos. Avaliação dos motivos de participação desportiva entre os jovens: Avaliação psicométrica do BRSQ. Motri. [online]. 2015, vol.11, n.1, pp.64-77. ISSN 1646-107X. https://doi.org/10.6063/motricidade.3194.
O objetivo deste estudo foi examinar a estrutura fatorial e validade do Behavioral Regulation in Sports Questionnaire (BRSQ). O modelo motivacional com 9 dimensões proposto por Lonsdale et al. (2008) investigou: i) amotivação; ii) regulação externa; iii) regulação introjetada; iv) regulação identificada; v) regulação integrada; vi) motivação intrínseca geral; vii) motivação intrínseca para saber; viii) motivação intrínseca para experimentar estímulos; ix) motivação intrínseca para a realização. Completaram o questionário 158 crianças, com idades compreendidas entre os 10 aos 13 anos de idade, membros ativos de equipas de voleibol, futebol e basquetebol, pertencentes a uma academia desportiva privada de uma cidade grega. Os grupos de idade foram escolhidos de acordo com a fase inicial da adolescência quando o indivíduo formula a sua decisão de continuar a sua participação, escolher outra modalidade ou abandonar a prática desportiva. A escala foi traduzida para grego usando o procedimento de tradução e retro-tradução. A análise fatorial confirmatória (AFC) não forneceu suporte adequado para a validade fatorial do modelo motivacional. Os dados foram então analisados com uma análise fatorial exploratória (AFE) e consistência interna através do Alfa de Cronbach. A AFE revelou 6 dos 9 fatores motivacionais. As implicações teóricas e práticas dos resultados são discutidas.
Palabras clave : adolescents; teoria da autodeterminação; motivação; desportos coletivos.