SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Revelations of Brazilian sports photographers about gender relationsPractice of moderate physical activity can attenuate the loss of lean body mass in menopausal women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Motricidade

Print version ISSN 1646-107X

Abstract

KARAGIANNIDIS, Yannis et al. O papel da motivação e metacognição no desenvolvimento das respostas afetiva e cognitiva em aulas de educação física: uma abordagem centrada na teoria da autodeterminação. Motri. [online]. 2015, vol.11, n.1, pp.135-150. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.3661.

O estudo investigou o papel da motivação e metacognição na formação de resultados cognitivos e afetivos da participação nas aulas de educação física no âmbito da teoria da autodeterminação. Uma amostra de 630 adolescentes (M = 14.06, SD = 0.29) participaram do estudo. Os participantes preencheram questionários, incluindo medidas de apoio autonomia percebida em PE, motivação autônoma em PE, processos metacognitivos em PE, prazer, o tédio em PE e intenção para a atividade física de lazer. As análises de regressão linear múltipla revelou que a perceção de autonomia clima motivacional favorável predisseram significativamente prazer, o tédio e as intenções para com a atividade física no tempo livre. Além motivação autônoma e metacognição predisseram significativamente prazer, o tédio e intenções, enquanto controlando motivação foi um preditor significativo de tédio. Modelagem múltipla mediação indicou que das perceções de autonomia apoiar climáticas sobre essas respostas foi mediado principalmente pela motivação autônoma e metacognição. Os resultados do presente estudo fornecem informações valiosas sobre o papel mediador de motivação autônoma e metacognição sobre os efeitos da autonomia clima motivacional favorável sobre as respostas cognitivas e afetivas dos alunos durante as aulas de educação física.

Keywords : Motivação; metacognição; cognitivo; afetivo; educação física.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License