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Motricidade
versão impressa ISSN 1646-107X
Resumo
KARAGIANNIDIS, Yannis et al. O papel da motivação e metacognição no desenvolvimento das respostas afetiva e cognitiva em aulas de educação física: uma abordagem centrada na teoria da autodeterminação. Motri. [online]. 2015, vol.11, n.1, pp.135-150. ISSN 1646-107X. https://doi.org/10.6063/motricidade.3661.
O estudo investigou o papel da motivação e metacognição na formação de resultados cognitivos e afetivos da participação nas aulas de educação física no âmbito da teoria da autodeterminação. Uma amostra de 630 adolescentes (M = 14.06, SD = 0.29) participaram do estudo. Os participantes preencheram questionários, incluindo medidas de apoio autonomia percebida em PE, motivação autônoma em PE, processos metacognitivos em PE, prazer, o tédio em PE e intenção para a atividade física de lazer. As análises de regressão linear múltipla revelou que a perceção de autonomia clima motivacional favorável predisseram significativamente prazer, o tédio e as intenções para com a atividade física no tempo livre. Além motivação autônoma e metacognição predisseram significativamente prazer, o tédio e intenções, enquanto controlando motivação foi um preditor significativo de tédio. Modelagem múltipla mediação indicou que das perceções de autonomia apoiar climáticas sobre essas respostas foi mediado principalmente pela motivação autônoma e metacognição. Os resultados do presente estudo fornecem informações valiosas sobre o papel mediador de motivação autônoma e metacognição sobre os efeitos da autonomia clima motivacional favorável sobre as respostas cognitivas e afetivas dos alunos durante as aulas de educação física.
Palavras-chave : Motivação; metacognição; cognitivo; afetivo; educação física.