SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Physical training promotes weight gain in malnourished rats without inducing oxidative stressQuality of life and metabolic syndrome in Brazilian women: analysis of the correlation with aerobic fitness and muscle strength author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Motricidade

Print version ISSN 1646-107X

Abstract

SEVERINO, Claudio Delunardo; GONCALVES, Francisco José Miranda  and  DARIDO, Suraya Cristina. A prática do basquetebol por meninas nas aulas de educação física escolar no município de Volta Redonda: a visão dos professores. Motri. [online]. 2015, vol.11, n.2, pp.36-47. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.3473.

A presente pesquisa teve como objetivo geral abordar a participação feminina nas aulas de Educação Física, com enfoque no Basquetebol como conteúdo. Participaram da pesquisa professores das instituições públicas e privadas do município de Volta Redonda/RJ/Brasil em turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Tratou-se de um estudo quanti-qualitativo com análise de conteúdo e, como procedimento de coleta de dados, foram entrevistados sessenta docentes que opinaram acerca da questão investigada. Verificou-se que a realidade da Educação Física no município de Volta Redonda apresenta, de maneira geral, características de um modelo baseado no ensino dos esportes de acordo com as concepções subordinadas ao alto rendimento. Considera-se também que a Educação Física pode ser vista como uma aliada importante no alcance de objetivos vinculados à formação de valores e a prática do Basquetebol em ambiente escolar por meninas pode representar um novo desenho quanto a compreensão de igualdade de direitos e não hierarquização por parte dos discentes.

Keywords : Basquetebol; Educação Física; Escola; Meninas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )