SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Relation between sport and physical activity, BMI levels, perceptions of success and academic performanceParkinson's disease patients are able to improve their performance in Xbox Kinect'®s virtual tasks: “a series of cases” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Motricidade

Print version ISSN 1646-107X

Abstract

FERNANDES, Marcos Gimenes; NUNES, Sandra Adriana Neves; SILVA, Gidafle Gama  and  FERNANDES, Helder Miguel. Propriedades psicométricas da versão brasileira do Physical Education Teaching Processes Questionnaire. Motri. [online]. 2015, vol.11, n.3, pp.59-67. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.3804.

O presente estudo teve como objetivos: i) traduzir e adaptar para o contexto brasileiro (equivalência semântica/conceitual e validade de conteúdo) o Physical Education Teaching Processes Questionnaire; e  ii) verificar as suas propriedades psicométricas (confiabilidade e validade fatorial). A amostra foi composta por 301 alunos (140 do sexo masculino e 161 do sexo feminino) de dua escolas públicas da Bahia, com idades compreendidas entre 12 e 18 anos (M = 16.35; DP = 1.73). A consistência interna e validade fatorial do instrumento foram analisadas através do alpha de Cronbach e análise fatorial confirmatória (AFC), respectivamente. A confiabilidade dos fatores variou entre .54 e .78. Os resultados da AFC indicaram que a versão original (20 itens e 6 fatores) do Physical Education Teaching Processes Questionnaire revelou uma boa adequação estrutural. Estes resultados sugerem que a versão brasileira deste instrumento possui propriedades psicométricas adequadas para ser utilizado no contexto escolar brasileiro.

Keywords : validade; confiabilidade; questionário.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License