SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue4Kinesics and Proxemics Communication of Expert and Novice Group Resistance Fitness Instructors:: T-patterns DetectionThe simulated altitude condition worsens mood and increases systolic blood pressure in healthy young author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Motricidade

Print version ISSN 1646-107X

Abstract

ALMEIDA, Paulysnara de Oliveira et al. Assimetrias Postural e de Distribuição de Carga em Pré-escolares. Motri. [online]. 2015, vol.11, n.4, pp.58-70. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.4033.

O objetivo do estudo foi investigar a simetria postural e de distribuição de carga em crianças pré-escolares. A amostra foi composta de 67 crianças pré-escolares. Parâmetros posturais como: os alinhamentos horizontais da cabeça, do acrômio e das Espinhas Ilíacas Antero Superiores (EIAS), os ângulos entre os acrômios e as EIAS, frontal, Q, do joelho e do tornozelo e a assimetria horizontal da escápula em relação à T3 foram avaliados por fotogrametria. Baropodometria foi utilizada para identificar a distribuição da pressão plantar, enquanto o arco medial do pé foi analisado por fotografia. A mediana, o desvio padrão e a razão de simetria foram calculadas para cada parâmetro, sendo considerado simetria valores superiores a 90%. Correlação foi realizada entre os parâmetros analisados. Houve distribuição assimétrica para os parâmetros posturais e de distribuição de carga e uma correlação fraca e significativa entre a simetria da superfície e morfologia podal e entre a simetria da carga podal e do ângulo frontal do membro inferior. A presença de assimetrias, postural e de distribuição de carga observadas na primeira infância sugerem a importância de se monitorar os parâmetros posturais e de carga podal a longo prazo, a fim de prevenir alterações posturais e biomecânicas futuras

Keywords : Criança; Pré-escolar; Postura.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License