SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Motor performance indicators as fragility predicts in elderly registered in a Family Health UnitAcute effect of treadmill training with auditory stimulation on gait kinematic parameters and mobility in Parkinsonians author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Motricidade

Print version ISSN 1646-107X

Abstract

WIZER, Rossane Trindade; JUNIOR, Cassio de Miranda Meira  and  CASTRO, Flávio Antônio de Souza. Utilização de Flutuadores em Aulas de Natação para Crianças: Estudo Interventivo. Motri. [online]. 2016, vol.12, n.2, pp.97-106. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.7696.

Objetivou-se analisar a influência da utilização de flutuadores colocados nos braços sobre a aquisição de habilidades aquáticas em crianças (mediana da idade, em meses, de 40 ± 4.1). Elas foram divididas em dois grupos: aulas de natação com flutuadores (CFlut, n = 8) e sem flutuadores (SFlut, n = 9) e avaliadas com a Escala de Erbaugh de desempenho motor aquático, pré e pós-intervenção de oito semanas. Relatórios descritivos foram redigidos com informações sobre comportamento das crianças ao longo da intervenção e dificuldades encontradas pelo professor. Em relação à análise geral das tarefas, os grupos não apresentaram diferenças, no entanto, o grupo SFlut apresentou melhores resultados nas tarefas de deslocamento e saltos. A ausência de flutuadores pode ter gerado melhor percepção das forças que atuam na água.

Keywords : adaptação; habilidades aquáticas; ensino; aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License