SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 suppl.1Impact of social sports program on motor skills of children from 7 to 10 years oldPhysical Education objectives teaching in factors of physical activity and health and human development: student perception scale validation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Motricidade

Print version ISSN 1646-107X

Abstract

TAVARES, Erisvan Demones et al. Influência de variáveis biológicas e socioculturais no desenvolvimento motor de crianças com idades entre 7 a 9 anos. Motri. [online]. 2016, vol.12, suppl.1, pp.76-84. ISSN 1646-107X.

O objetivo deste estudo foi verificar a influência das variáveis biológicas e socioculturais no desempenho motor de crianças entre 7 a 9 anos. A amostra composta por 129 crianças, sendo 60 (46,5%) meninos e 69 (53,5) meninas, com idades entre 7 a 9 anos (m=8,07±0,55). A variável motora foi avaliada pelo Test of Gross Motor Development - Second Edition (TGMD-2). Utilizou-se os valores de corte para o IMC propostos por Cole et al. (2000) e para composição corporal (%G) seguiu-se as equações de Lohman (1986). O contexto socioeconômico foi avaliado pelo questionário da ABA/ABIPEME, modificado por Almeida e Wickerhauser (1991). No quesito motor constatou-se que 79,8% das crianças apresenta uma classificação “Muito Pobre”. Quando se compararam os sexos, meninos apresentaram melhores resultados nas habilidades de controle de objetos (t=6,28, p=0,01), nomeadamente nas habilidades de quicar (t=3,8, p=0,01), chutar (t=4,3, p=0,01) e arremesso por cima (t=5,21, p=0,01). Das variáveis biológicas aquela que mais apresentou correlação com o desempenho motor foi o percentual de gordura (r= -0,27, p= 0,01). As variáveis socioculturais não apresentaram correlações com o desempenho motor, mas explicam significativamente as características biológicas (r=0,25, p=0,01). Assim, os fatores biológicos e contextuais influenciam o desempenho motor de crianças, e possuem uma natureza interativa no desenvolvimento motor.

Keywords : Desenvolvimento motor; crianças; contexto sociocultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License