SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 suppl.1Physical Education objectives teaching in factors of physical activity and health and human development: student perception scale validationAcute responses of the blood lactate to strength exercise with peripheral vascular occlusion in young adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Motricidade

Print version ISSN 1646-107X

Abstract

SILVA, Cristiane S. da et al. Relação entre variáveis físicas e de percepção de qualidade de vida de estudantes com idades de 14 a 16 anos da cidade de Quixadá, Ceará, Brasil.. Motri. [online]. 2016, vol.12, suppl.1, pp.95-106. ISSN 1646-107X.

O estudo verificou a relação das variáveis físicas e de percepção de qualidade de vida de estudantes com idades de 14 a 16 anos da cidade de Quixadá, Ceará, Brasil. A amostra foi constituída por 48 sujeitos (24 homens e 24 mulheres). O questionário WHOQOL-BREF foi utilizado para identificar a qualidade de vida e domínios dos participantes juntamente com as mensurações de Índice de Massa Corporal - IMC, Índice de Relação Cintura-Quadril - IRCQ, flexibilidade e aplicação do Questionário Internacional de Atividade Física - IPAQ. Testada a normalidades das variáveis, realizou-se comparação dos sujeitos em relação ao sexo por meio do Teste U de Mann-Whitney e temporalmente pelo teste de t pareado ou Wilcoxon. Na análise pré e pós em relação questões 1 e 2 percebe-se que a auto avaliação da qualidade vida passou de 8.3 para 12.5 no nível “muito boa”, no entanto, não se obteve diferença significativa. Em conclusão, as relações de domínio físico e de percepção de QV foram satisfatórios. Portanto, a QV deve ser estimulada a partir de um estilo de vida ativo juntamente com mudança de hábitos de vida.

Keywords : estilo de vida; qualidade de vida; hábitos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License