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Motricidade

versão impressa ISSN 1646-107X

Resumo

OLIVEIRA, João Paulo et al. A constituição dos saberes escolares da saúde no contexto da prática pedagógica em Educação Física escolar. Motri. [online]. 2017, vol.13, n.spe, pp.97-112. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.12875.

Neste estudo, objetivamos analisar como se caracteriza a produção científica acerca da constituição dos saberes escolares relacionados à saúde, tomando por campo investigativo, estudos vinculados ao contexto da prática pedagógica, em periódicos brasileiros da Educação Física. Metodologicamente este estudo caracteriza-se como uma revisão sistemática de abordagem qualitativa. No processo de análise dos dados, recorremos à Análise de Conteúdo categorial por temáticas, elegendo as categorias seleção, organização e sistematização como referenciais, tanto para os dados analíticos quanto para os da revisão. A análise dos estudos evidenciou na seleção, aproximações a abordagens da saúde centradas em abordagens preventivas, assim como à uma dimensão ampliada de saúde, referenciada na saúde coletiva, apresentando grande destaque para a os saberes da atividade física. Na organização, pôde-se perceber a apresentação da saúde enquanto objeto principal, tema transversal e conteúdo subjacente, em quadros ora de predominância, ora de alternância entre uma ou outra interpretação acerca da tipologia do saber a ser tratado em cada segmento de ensino. Na sistematização, ficaram evidentes diferentes formas de procedimentos metodológicos. No entanto, apenas entre os estudos que evidenciaram explicitamente como se deu o processo de sistematização, ficou clara a aproximação a referenciais teóricos para a linha de ação desenvolvida.

Palavras-chave : Educação Física; Saúde; Escola.

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