SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Comportamentos de Risco à Saúde em adolescentes: uma associação entre o Tempo de Televisão e uso de álcoolThe effect of the transition command on the long jump performance by visually impaired athletes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Motricidade

versión impresa ISSN 1646-107X

Resumen

SANTOS, Bruno Roberto  y  VIEIRA, Márcio Mário. A faixa de amplitude de conhecimento de resultados (CR) em tarefa de controle de força manual. Motri. [online]. 2020, vol.16, n.2, pp.196-204.  Epub 10-Dic-2020. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.18341.

A aprendizagem motora pode ser influenciada por diferentes fatores. O conhecimento de resultado (CR), um tipo de feedback extrínseco, existe em um destes fatores. Há diferentes formas de fornecer CR para otimizar a aprendizagem motora. Faixa de amplitude é uma dessas formas de fornecimento de CR. Sendo um fator que afeta a aprendizagem motora, deve-se levar em consideração a especificidade da tarefa para investigação dessa temática. Assim o objetivo do estudo é analisar os efeitos da faixa de amplitude de CR na aprendizagem da preensão no dinamômetro manual. A amostra foi composta por 48 voluntários de ambos os sexos, de 18 a 35 anos (M = 24, DP = 3,92) e inexperiente na tarefa. A aprendizagem do controle da força manual através do dinamômetro foi investigada em dois grupos: um grupo que era permitido uma faixa aceitável de erro (10%) e um grupo controle que não possuía faixa para erro (0%), ambos os grupos recebiam informação do pesquisador apenas se estivessem fora da faixa permitida pra erro. O desempenho foi inferido pela média e desvio padrão dos erros absoluto, constante e variável. Não houve diferença estatística significativa entre os grupos e, considerando a média, os voluntários melhoraram em uma das medidas de precisão (erro absoluto) e na consistência (erro variável) durante a aquisição.

Palabras clave : Aprendizagem Motora; Conhecimento de Resultados; Faixa de amplitude; Controle de Força; Dinamômetro.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )