SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Associação entre diferentes domínios da atividade física e a dor lombar inespecífica em adolescentesInfluência da Atividade Física na Perceção da Imagem Corporal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Motricidade

versão impressa ISSN 1646-107X

Resumo

ARCANJO, Giselle Notini et al. Concordância inter-avaliador de testes musculoesqueléticos e viscerais para avaliar a região pélvica em mulheres com incontinência urinária de esforço. Motri. [online]. 2020, vol.16, n.3, pp.155-164.  Epub 07-Dez-2020. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.19014.

A avaliação minusciosa da região pélvica é necessária para conferir confiabilidade em pesquisas e, consequentemente, aplicação de tratamentos adequados na prática clínica. O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de concordância inter-avaliador de um conjunto de testes musculoesqueléticos e viscerais para a região pélvica em mulheres com incontinência urinária de esforço. Deste estudo participaram 20 mulheres com idade compreendida entre 30 e 60 anos que foram diagnosticadas com incontinência urinária de esforço. Foram realizados nove testes de verificação de palpação e de mobilidade da região pélvica (testes de flexão em pé e sentada, teste de Gillet, teste de mobilidade ilíaca, sacral e da bexiga, teste do psoas e avaliação do tipo de abdômen) e um teste de provocação de dor para a articulação sacroilíaca (Patrick Faber) por dois avaliadores certificados e experientes. O grau de concordância inter-avaliador foi verificado através do coeficiente Kappa de Choen ((). Foi encontrada concordância significativa entre avaliadores nos testes Patrick Fabere e tipo de abdômen ((=0.649, p<0.0001 e (=0.342, p<0.342, respetivamente). Nos demais testes examinados não foi observada concordância significativa. De maneira geral, a reprodutibilidade dos testes realizados neste estudo entre avaliadores para avaliar a região pélvica em mulheres com incontinência urinária de esforço é muito fraca.

Palavras-chave : articulação sacroilíaca; reprodutibilidade dos testes; incontinência urinária de esforço; confiabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )