SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Comparison between Under-13 and Under-15 Soccer Players in Small-Sided and Conditioned GamesAcute physiological responses during a Brazilian endurance triathlon race índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Motricidade

versão impressa ISSN 1646-107X

Resumo

OLIVEIRA, Vinicius Machado de et al. Influência do ambiente na motivação esportiva: comparação entre espaços sistematizados e não sistematizados de prática. Motri. [online]. 2020, vol.16, n.4, pp.400-410.  Epub 16-Fev-2021. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.20647.

Este trabalho teve como objetivo comparar a motivação esportiva entre espaços sistematizados e não sistematizados de prática. Participaram do estudo 381 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 10 e 18 anos. A amostra foi constituída de acordo com o local de prática relatado pelo participante, distribuída em três grupos: [1] Treinamento, [2] Escola e [3] Outros (praças, clubes, quadras públicas, casa, rua etc.). O instrumento utilizado para aferir a motivação esportiva foi o Sport Motivation Scale (SMS). Após as análises estatísticas, constatou-se que o treinamento é o local onde se verifica os maiores níveis motivacionais, sendo significativamente mais acentuado quando comparado com outros ambientes. Nessa direção, depreende-se que a Educação Física escolar não consegue fornecer níveis próximos de motivação ao treinamento, apresentando, inclusive climas motivacionais equivalentes a outros locais não sistematizados de prática.

Palavras-chave : Educação Física Escolar; Esporte Recreativo; Psicologia do Esporte Treinamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )