SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Respostas cardiovasculares de idosas hipertensas após uma sessão de exercício resistido com diferentes velocidades de movimentoA avaliação do hábito em praticantes de exercício físico: testando a validade do self-report behavioral automaticity index índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Motricidade

versión impresa ISSN 1646-107Xversión On-line ISSN 2182-2972

Resumen

SILVA, Ana Filipa  y  SANTOS, Sofia. As competências psicomotoras e adaptativas na qualidade de vida de crianças e jovens moçambicanos com perturbações do desenvolvimento: o contributo da intervenção psicomotora. Motri. [online]. 2021, vol.17, n.2, pp.174-184.  Epub 26-Oct-2021. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.20873.

O paradigma atual da reabilitação assenta na prestação de apoios adequados para uma vida funcional e com qualidade. A avaliação da eficácia da reabilitação psicomotora é uma necessidade apesar de ainda escassa com crianças/jovens. Este artigo objetiva analisar os efeitos da intervenção psicomotora ao nível das competências psicomotoras e adaptativas e na qualidade de vida de crianças/jovens moçambicanas com perturbações de desenvolvimento. As versões portuguesas das Escalas de Comportamento Adaptativo e Pessoal de Resultados da Criança/Jovem e a Bateria Psicomotora foram aplicadas, em três momentos (baseline, pós-intervenção e retenção), a seis participantes, entre os seis e os 13 anos, dois do género feminino e quatro do género masculino, com perturbações de desenvolvimento e a frequentar uma instituição. O teste Wilcoxon foi aplicado na comparação ao longo do tempo. Os resultados baseline permitiram o design do programa psicomotor (quatro meses). Os resultados após a intervenção mostraram diferenças significativas em alguns domínios adaptativos, cujas evoluções se mantiveram passado um mês sem intervenção. A noção corporal e praxia global foram os domínios que se destacaram positivamente, e sem alterações na avaliação de retenção. As melhorias parecem ter tido impacto no índice global de qualidade de vida. Recomendações para a prática e investigação são apresentadas.

Palabras clave : adaptação; autonomia; reabilitação psicomotora; perturbações do desenvolvimento; programa psicomotor.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )