SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Tendências do Fitness em Portugal para 2022Habilidades motoras de crianças saudáveis de seis a 12 anos: revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Motricidade

versão impressa ISSN 1646-107X

Resumo

JACINTO, Miguel Ângelo et al. Recomendações para a avaliação e prescrição de treino da força em indivíduos com dificuldade intelectual e desenvolvimental: revisão narrativa. Motri. [online]. 2022, vol.18, n.1, pp.73-84.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.22470.

Existem diversos benefícios através da realização de programas de exercício físico (EF) em indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID), no entanto a literatura apresenta uma escassez na implementação e um reduzido número de estudos com metodologias e tipos de treino muito diversos. Intervenções de curto prazo, número reduzido de estudos longitudinais, lacunas metodológicas e métodos de treino inapropriados, dificultam conclusões mais explícitas e consensuais ao nível da prescrição e dos seus resultados. Contudo, os programas de EF, em particular, o treino da força (TF) que tem sido associado à diminuição do risco de aparecimento de doenças cardiovasculares e metabólicas, pode ser uma mais-valia para o indivíduo com DID, atendendo à prevalência de diversas comorbilidades, nomeadamente hipertensão, colesterol e diabetes tipo II. O presente estudo tem por objetivo identificar os aspetos fundamentais e estruturantes para a prescrição de TF, nomeadamente os métodos de avaliação, intensidade, duração, frequência, exercícios adequados e a sua relação com os resultados, através da metodologia com recurso à revisão narrativa, partindo da caracterização de vários programas de TF implementados em indivíduos com DID. Os resultados são apresentados sob a forma de recomendações para a avaliação e prescrição de programas de TF, na população com DID.

Palavras-chave : avaliação da força; dificuldade intelectual e desenvolvimental; programa de exercício físico; treino da força; saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )