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Motricidade

versión impresa ISSN 1646-107X

Resumen

BIZINOTTO, Thailyne et al. Habilidades motoras de crianças saudáveis de seis a 12 anos: revisão sistemática. Motri. [online]. 2022, vol.18, n.1, pp.85-97.  Epub 30-Mar-2022. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.23223.

O objetivo do presente trabalho foi analisar as habilidades motoras de crianças saudáveis de seis a 12 anos, identificar potenciais fatores associados aos déficits no desempenho motor e sintetizar os instrumentos usados para avaliação. Os descritores utilizados foram: criança saudável; crianças saudáveis; habilidade motora; desempenho psicomotor e desempenho motor, nos idiomas inglês, português e espanhol. Nas bases de dados Scielo, Lilacs e Pubmed. Dois revisores realizaram a seleção dos estudos, extração de dados e análise da qualidade. A busca foi restrita a artigos transversais publicados entre 1997 e 2018. A qualidade dos estudos foi avaliada pelo Checklist for Analytical Cross Sectional Studies do Joanna Briggs Institute (JBI). Na busca inicial encontrou-se 4.746 referências, foram lidos 165 artigos, resultando em 11 artigos para a revisão final. As meninas demonstraram pior desempenho. Os instrumentos encontrados foram: Test for Gross Motor Development Second Edition-TGMD2; Koperkoordination test fur Kinder-KTK; Movement Assessment Battery for Children-MABC e Movement Assessment Battery for Children Second Edition-MABC-2. Os testes MABC e MABC-2 avaliam além de motricidade grossa também motricidade fina. As habilidades motoras de crianças de seis a 12 anos foram consideradas satisfatórias em cinco estudos e em seis as crianças apresentaram atraso motor. O TGMD2 foi o instrumento o mais frequente.

Palabras clave : habilidades motoras; criança; escolares; sexo.

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