SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Comparison of the impact of the COVID-19 pandemic among Physical Education professionals from the northeast and south of BrazilAcute effects of two HIIT protocols on oxidative responses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Motricidade

Print version ISSN 1646-107XOn-line version ISSN 2182-2972

Abstract

CHRISTOFOLETTI, Ana Elisa Messetti et al. Diretrizes para atuação de profissionais de educação física no contexto da COVID-19. Motri. [online]. 2022, vol.18, n.2, pp.269-275.  Epub Nov 28, 2022. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.27709.

O objetivo do estudo foi criar um protocolo de atendimento ao público, específico para os profissionais de Educação Física (EF), no contexto da COVID-19. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, delineada pelas análises documental e bibliográfica dos documentos disponíveis nos sites dos Conselhos das Profissões da área da Saúde. Assim, elaborou-se um protocolo composto por dois tipos de ações profissionais, de domínio geral, o qual reforça ações já apresentadas por outros estudos e, de domínio específico, o qual apresenta novas diretrizes aos profissionais da EF. Ainda, o presente protocolo classificou o trabalho destes profissionais em três situações, a saber: contato físico constante, contato físico transitório e contato físico improvável. Uma vez que, até o momento, não foram verificadas especificações dos equipamentos de proteção individual direcionados aos profissionais de EF, focado na vestimenta, contato com o cliente e intensidade do exercício, apenas para o ambiente geral de trabalho, espera-se que o atual estudo contribua para a saúde e segurança dos profissionais de EF neste contexto de pandemia.

Keywords : protocolos; saúde; pandemias; exercício físico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )