SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Comparação do impacto da pandemia da COVID-19 entre profissionais de Educação Física do nordeste e do sul do BrasilAcute effects of two HIIT protocols on oxidative responses índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Motricidade

versión impresa ISSN 1646-107Xversión On-line ISSN 2182-2972

Resumen

CHRISTOFOLETTI, Ana Elisa Messetti et al. Diretrizes para atuação de profissionais de educação física no contexto da COVID-19. Motri. [online]. 2022, vol.18, n.2, pp.269-275.  Epub 28-Nov-2022. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.27709.

O objetivo do estudo foi criar um protocolo de atendimento ao público, específico para os profissionais de Educação Física (EF), no contexto da COVID-19. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, delineada pelas análises documental e bibliográfica dos documentos disponíveis nos sites dos Conselhos das Profissões da área da Saúde. Assim, elaborou-se um protocolo composto por dois tipos de ações profissionais, de domínio geral, o qual reforça ações já apresentadas por outros estudos e, de domínio específico, o qual apresenta novas diretrizes aos profissionais da EF. Ainda, o presente protocolo classificou o trabalho destes profissionais em três situações, a saber: contato físico constante, contato físico transitório e contato físico improvável. Uma vez que, até o momento, não foram verificadas especificações dos equipamentos de proteção individual direcionados aos profissionais de EF, focado na vestimenta, contato com o cliente e intensidade do exercício, apenas para o ambiente geral de trabalho, espera-se que o atual estudo contribua para a saúde e segurança dos profissionais de EF neste contexto de pandemia.

Palabras clave : protocolos; saúde; pandemias; exercício físico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )