SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Monitoring of training in youth female basketball: comparison of the load planned by the coach with the load perceived by athletesThe training method with blood flow restriction: perception and critical analysis of the methodological process and its use author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Motricidade

Print version ISSN 1646-107XOn-line version ISSN 2182-2972

Abstract

SILVA, Bruno Cezar Barbosa; LEMOS, Jiddu Bastos; ARAUJO JUNIOR, Adenilson Targino de  and  SAAVEDRA, Francisco José Felix. Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar. Motri. [online]. 2022, vol.18, n.2, pp.302-306.  Epub Nov 28, 2022. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.27715.

O presente trabalho tem por objetivo investigar se a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu em ambiente militar. É um estudo qualitativo de caso, pois segue o modelo de pesquisa ação. Foram entrevistados 13 professores de Jiu-Jitsu com experiência de no mínimo 5 anos em docência de Jiu-Jitsu em ambiente militar. Após a aplicação de um questionário semiestruturado, o qual foi analisado de acordo com a técnica de análise do discurso, é possível concluir que a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu, em ambiente militar, pois promove um ambiente de bem-estar positivo e integrador, estabelece uma comunicação mais direta e próxima entre o professor e o aluno, durante a aula.

Keywords : jiu-jitsu; dinâmicas; lúdico; militar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )